O objetivo do curso de Mestrado é iniciar profissionalmente o aluno em atividades de pesquisa e funções de docência, qualificando-o a trabalhar com proficiência na indústria, universidades ou institutos de pesquisa. O grau de mestre requer a obtenção de um mínimo de 24 créditos e a elaboração de uma dissertação. O aluno deverá cursar obrigatoriamente duas disciplinas da Formação Fundamental e uma disciplina da Formação Básica Específica, restando três disciplinas de livre escolha (é recomendável que a escolha seja feita a partir de consultas ao orientador da dissertação).

O aluno de mestrado deverá ainda ser aprovado em um exame de proficiência em inglês (leitura de texto que aborde temas científicos e tecnológicos), bem como na defesa da dissertação de mestrado. A duração típica do curso é de 24 meses, e o aluno é incentivado a cursar três disciplinas por semestre, durante o primeiro ano.