Projeto de Internacionalização da Pós-graduação e da Pesquisa na UERJ
Programa CAPES PrInt foi concebido para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento escolhidas pelas instituições selecionadas, o PrInt pretende ainda estimular a formação de redes de pesquisas internacionais. Com essa iniciativa, a CAPES pretende ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e o consequente aprimoramento da qualidade da produção acadêmica oriunda deste segmento da educação. A mobilidade de professores e alunos, também está prevista no escopo de Programa, incentivando a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.
A UERJ é uma das 36 IES (Instituições de Ensino Superior) contempladas no Programa Institucional de Internacionalização – Capes PrInt. O programa envolve 18 Programas de Pós-graduação Stricto sensu com conceitos 5, 6 e 7, abrangendo 30 Projetos, distribuídos em sete grandes Temas.
Através do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) o IPRJ foi contemplado com o Programa CAPES PrInt em três projetos (clique em cada link para saber mais):
-
Modelagem Computacional do Transporte Não-Clássico de Partículas Neutras
-
Modelagem Computacional em Experimentos de Tomografia Computadorizada e Fluorescência de Raios X
-
Modelagem Computacional para Aplicações em Engenharia e Meio Ambiente