O Instituto Politécnico incentiva a participação de todo o seu quadro docente em atividades de orientação (iniciação científica, mestrado e doutorado) e pesquisa, mediante a participação deles nos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Politécnico (e mesmo externos) e/ou em projetos de pesquisa. Como consequência, a produção científica desta Unidade vem se mantendo num patamar considerado adequado, visto o número de docentes permanentes do IPRJ. A produção pode ser comprovada mediante busca nas principais bases para a indexação de artigos científicos, que são: Web of Sciences (ISI), Scopus (Elsevier) e Scielo. Devemos ressaltar que estes números retratam apenas as publicações que são indexadas nessas bases, deixando de fora muitos outros artigos não indexados nelas e todos os trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais (que podem ser conferidos nos currículos Lattes individuais dos docentes).
Além da produção e consequente publicação de artigos científicos, a nossa comunidade acdêmica também se destaca no quesito submissão e aprovação de projetos de pesquisa junto às principais agências de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em função da qualificação do corpo docente do Instituto Politécnico. Também não devemos esquecer dos projetos financiados diretamente por empresas, como a Petrobras, que são coordenados ou que contam com a participação de docentes da nossa Unidade.
As atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico são desenvolvidas nos nossos laboratórios de pesquisa, nas Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs) ou no Núcleo de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais Poliméricos e Compósitos (NCDMP) vinculado ao Departamento de Materiais do Instituto Politécnico.