O Laboratório de Caracterização Óptica e Térmica (LCOT) do IPRJ tem por objetivo aplicar e desenvolver técnicas experimentais que possibilitem o estudo das propriedades ópticas e térmicas dos materiais. O conhecimento de tais propriedades é de fundamental importância para projetos industriais e para a pesquisa básica e aplicada em materiais. Também, recentemente, o uso de tais propriedades na simulação numérica em Modelagem Computacional é bastante requerido. A principal técnica utilizada no LCOT é a espectroscopia fotoacústica, com a qual se obtém espectros de absorção óptica nas regiões do visível e do infravermelho próximo, para diferentes tipos de materiais como: cerâmicos; polímeros; e compósitos.

• Norberto Cella

Pesquisadores

• Norberto Cella, Professor Associado, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. LABTRAN-UERJ-IPRJ-Laboratório-de-Modelagem-Multi-escala-e-Transporte-de-Partículas ORCID iD icon

Localização

• Sala 116 do Bloco I, do Instituto Politécnico, do Campus Regional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo/RJ.