Instituto-Politecnico-do-Rio-de-Janeiro

O Instituto Politécnico, diferentemente de outras Unidades, iniciou as suas atividades acadêmicas na UERJ com a criação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em 1995 (mestrado acadêmico e doutorado), que foi um dos pioneiros nesta área no país. Após a consolidação desse Programa, em função do perfil e da área de atuação de uma parcela dos docentes do IPRJ, foi implementado, em 2007, o nosso segundo curso de pós-graduação: o mestrado acadêmico em Ciência e Tecnologia de Materiais.

O Instituto Politécnico possui atualmente dois cursos de graduação em engenharia, os cursos de Engenharia Mecânica (iniciado em 1999) e de Engenharia de Computação (iniciado em 2008).

De forma a atender o aumento da demanda tecnológica e social por profissionais de crescente qualificação com grande capacitação ao entendimento e à adaptabilidade, e que possa responder rapidamente às mudanças tecnológicas e sociais, o Instituto Politécnico da UERJ, através do seu curso de graduação em Engenharia Mecânica, está voltado à formação de um engenheiro científica e tecnologicamente habilitado nas modernas técnicas de sua área de especialização e capaz de se adequar rapidamente aos novos conhecimentos gerados, e às mudanças tecnológicas do mercado de trabalho e da sociedade.

O objetivo geral do curso de Engenharia de Computação é a formação de pessoal altamente qualificado voltado ao desenvolvimento de softwares e de tecnologia da informação em geral. Os alunos terão a oportunidade de receber forte formação teórica em computação em conjunto com forte formação teórica e prática em modelagem matemática e simulação computacional de fenômenos diversos, bem como na integração desse conhecimento na formulação de produtos tecnológicos modernos e eficientes.