Ciência e Tecnologia de Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (PPG-CTM) tem como objetivo a formação de recursos humanos, com título de mestrado, que permita viabilizar a modernização e a sustentabilidade da região centro-norte fluminense, com a inserção da pesquisa científica e tecnológica na região, voltada às suas necessidades. O curso foi recomendado em julho de 2006 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES.

O curso teve início efetivo em março de 2007 com duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa:

Área de concentração Materiais não metálicos
:

Esta é uma área de grande interesse na atualidade. Como o próprio nome revela, essa área  de concentração engloba todos os tipos de materiais, exceto os metálicos. Portanto, é uma área muito abrangente e os temas, nela contidos, como: petróleo; polímeros; materiais conjugados; polímeros biodegradáveis; reprocessamento; reciclagem e reutilização de  materiais são de grande relevância estratégica e econômica para o país. Na proposta do PG-CTM as linhas de pesquisa incluídas nesta área de concentração são:

1 - Polímeros, Aplicações

2 - Materiais conjugados

3 - Materiais Cerâmicos

Área de concentração Física e Mecânica dos Materiais:

Esta é uma outra área de grande interesse na atualidade. Pode-se dizer que esta é a área do ferramental teórico e experimental para as outras áreas em Ciência e Tecnologia de Materiais. Essa área de concentração envolve métodos de determinação das propriedades dos materiais, ou seja, envolve toda a caracterização dos materiais e o desenvolvimento e aprimoramento das metodologias utilizadas nestas técnicas, assim como o monitoramento dos materiais. A proposta PPG-CTM apresenta associada a essa área de concentração as seguintes linhas de pesquisa:

1 -  Caracterização por técnicas de Raios-X

2 -  Propriedades Ópticas, Térmicas e Mecânicas