O Instituto Politécnico, diferentemente de outras Unidades, iniciou as suas atividades acadêmicas na UERJ com a criação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em 1995 (mestrado e doutorado), que foi um dos pioneiros nesta área no país. Após a consolidação desse Programa, em função do perfil e da área de atuação de uma parcela dos docentes do IPRJ, foi implementado, em 2007, o nosso segundo curso de mestrado acadêmico: Ciência e Tecnologia de Materiais.

Modelagem Computacional

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC), o primeiro do país, em nível de Mestrado e Doutorado, foi iniciado em agosto de 1995. O curso de Mestrado foi recomendado pela CAPES em 1996 e o curso de Doutorado em 2002. A modelagem computacional é uma área do conhecimento que trata da aplicação de modelos matemáticos e soluções numéricas à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas [ver mais].

Ciência e Tecnologia de Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (PPG-CTM), tem como objetivo a formação de recursos humanos, com título de mestrado, que permita viabilizar a modernização e a sustentabilidade, a longo prazo, dos setores metal-mecânico e têxtil-confecções, e também do setor cimenteiro, da região centro-norte fluminense, com a inserção da pesquisa científica e tecnológica na região, voltada às suas necessidades. O curso foi recomendado em julho de 2006 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES [ver mais].

O Instituto Politécnico, diferentemente de outras Unidades, iniciou as suas atividades acadêmicas na UERJ com a criação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em 1995 (mestrado acadêmico e doutorado), que foi um dos pioneiros nesta área no país. Após a consolidação desse Programa, em função do perfil e da área de atuação de uma parcela dos docentes do IPRJ, foi implementado, em 2007, o nosso segundo curso de pós-graduação: o mestrado acadêmico em Ciência e Tecnologia de Materiais.

O Instituto Politécnico possui atualmente dois cursos de graduação em engenharia, os cursos de Engenharia Mecânica (iniciado em 1999) e de Engenharia de Computação (iniciado em 2008).

De forma a atender o aumento da demanda tecnológica e social por profissionais de crescente qualificação com grande capacitação ao entendimento e à adaptabilidade, e que possa responder rapidamente às mudanças tecnológicas e sociais, o Instituto Politécnico da UERJ, através do seu curso de graduação em Engenharia Mecânica, está voltado à formação de um engenheiro científica e tecnologicamente habilitado nas modernas técnicas de sua área de especialização e capaz de se adequar rapidamente aos novos conhecimentos gerados, e às mudanças tecnológicas do mercado de trabalho e da sociedade.

O objetivo geral do curso de Engenharia de Computação é a formação de pessoal altamente qualificado voltado ao desenvolvimento de softwares e de tecnologia da informação em geral. Os alunos terão a oportunidade de receber forte formação teórica em computação em conjunto com forte formação teórica e prática em modelagem matemática e simulação computacional de fenômenos diversos, bem como na integração desse conhecimento na formulação de produtos tecnológicos modernos e eficientes.

DESTAQUE guia estadao2

Engenharia Mecânica

São características deste curso:

• A formação flexível, ágil e moderna de recursos humanos nas áreas de mais rápido desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Um maior compromisso social do conhecimento gerado; A colaboração e a parceria com o setor empresarial;
  • A riqueza da vida acadêmica através do estímulo às atividades de pesquisa científica e ao debate de questões humanas, sociais e econômicas em um ambiente universitário que busca uma atualização mais abrangente e permanente.

Além de abordar de forma sólida, concisa e coerente os aspectos técnico-científicos, o curso está estruturado de forma a oferecer uma formação integrada, onde se destacam os aspectos multidisciplinares. Busca-se, portanto, uma formação que tenha durabilidade no mercado de trabalho.

Engenharia de Computação

O curso atende à demanda por profissionais cujo perfil tenha a computação como atividade fim. Obviamente, a demanda transcende os limites político-geográficos da cidade de Nova Friburgo, distribuindo-se em todas as regiões vizinhas e, em tempos de Internet, trata-se de demanda global, distribuindo-se não só por todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil como, também, por regiões de outros países.

Ele está voltado para a formação de um profissional versátil, de perfil moderno, abrigando uma marcada orientação criativa para a aplicação da modelagem computacional na análise de fenômenos diversos e no desenvolvimento de produtos inteligentes através de um curso de graduação cuja matriz curricular é altamente inovadora, estimulante e desafiadora.