ATENÇÃO A O EVENTO FOI ADIADO

WhatsApp Image 2020 03 14 at 18.05.01

UERJ e outras instituições estão a frente dessa iniciativa! Seja um doador de medula óssea, participe da campanha de cadastramento de medula óssea

Para ser um doador é necessário:

• Ter mais de 18 e menos de 54 anos de idade.
  • Estar em bom estado geral de saúde.
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
  • Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
  • Nunca ter se cadastrado como doador de medula óssea em uma campanha anterior ou em Hemocentro. Você só precisa se cadastrar uma única vez.
  • Comparecer ao local da campanha ou no Hemocentro, em um dos dias e horários estabelecidos, munido de documento original com foto, emitido por órgão oficial.
  • Haverá, no local, um profissional capacitado para responder todas as suas perguntas e esclarecer suas dúvidas.
  • Você preencherá um formulário com seus dados, e assinará um Termo de consentimento livre e esclarecido.
  • Você receberá uma cópia do termo de consentimento.
  • Será retirada uma pequena quantidade do seu sangue, será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas. Essa tipificação HLA é necessária para avaliar a compatibilidade entre você e o paciente que irá receber a sua medula óssea.
  • Os seus dados e o tipo de HLA será incluído no Registro Nacional de doadores de Medula Óssea (REDOME).
  • Quando aparecer um paciente necessitando de transplante de medula óssea, os dados de compatibilidade serão verificados.
  • Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.
  • Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.
  • Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.
  • O processo de doação é realizado no INCA ou no Hospital da UFRJ, com equipe especializada.

Importante:

A Medula óssea, responsável pela produção das células do sangue, tem a capacidade de se regenerar completamente em poucos dias. Por isso, a doação de medula óssea não apresenta nenhum risco para a sua saúde.

Veja mais em matéria do Voz da Serra:

Folder