Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional

Horário das Disciplinas

pdf Plano de Turmas 2023 / 2º Semestre

pdf Inscrição em Disciplina Isolada

pdf Inscrição em Disciplina Isolada para Aluno de Pós-Graduação de Outra Instituição

Documentos necessários para inscrição em disciplinas isoladas:

• Cópia do CPF;
  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Cópia do Passaporte válido com visto de entrada no Brasil (para estrangeiros);
  • Original e cópia do Histórico Escolar da Graduação;
  • Curriculum Vitae (pode ser o Curriculum Lattes).

Observações:

Modelagem Computacional do Transporte Não-Clássico de Partículas Neutras

LEFI / CAPES PRINT :: Modelagem Computacional em experimentos de Tomografia Computadorizada e Fluorescência de Raios X (uerj.br)

Modelagem Computacional para Aplicações em Engenharia e Meio Ambiente

Laboratório

Anderson Amendoeira Namen

Laboratório de Redes

Antônio José da Silva Neto

Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia

Bernardo Sotto-Maior Peralva

Laboratório de Otimização e Aprendizado de Máquina Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. logolattes copy
Camila Martins Saporetti Laboratório de Modelagem Multiescala e Transporte de Partículas Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. logolattes copy

Daiara Fernandes de Faria

Laboratório de Física

Diego Campos Knupp

Laboratório de Experimentação e Simulação Numérica em Transferência de Calor e Massa

Francisco Duarte Moura Neto

Laboratório de Tecnologia de Informação

Fernando Carvalho da Silva

(Professor Colaborador) --- logolattes copy

Germano Amaral Monerat

Laboratório de Robótica

logolattes copy
Grazione de Souza Boy Laboratório de Modelagem Multiescala e Transporte de Partículas  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. logolattes copy
Gustavo Barbosa Libotte

Hélio dos Santos Migon

(Professor Visitante) --- logolattes copy

Helio Pedro Amaral Souto

Hermes Alves Filho

Ivan Napoleão Bastos

Laboratório de Corrosão

Joaquim Teixeira de Assis

Laboratório de Ensaios Físicos

logolattes copy
Joel Sanchez Dominguez Laboratório de Ensaios Físicos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. logolattes copy

Julio Cesar Guimarães Tedesco

Laboratório de Física

Leonardo Tavares Stutz

Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia

Luiz Alberto da Silva Abreu

Luiz Nélio H. Guedes de Oliveira

Laboratório de Matemática Aplicada e Computação Científica

Ricardo Carvalho de Barros

Ricardo Fabbri

Laboratório de Visualização Gráfica

Roberto Pinheiro Domingos

Laboratório de Otimização e Aprendizado de Máquina

logolattes copy

O objetivo do curso de Doutorado é formar pesquisadores, qualificando-os a liderar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na indústria, na universidade ou em instituto de pesquisa. São requeridos 48 créditos (podendo ser computados se obtidos em curso de mestrado), sendo que duas disciplinas deverão ser cursadas obrigatoriamente na Formação Fundamental e, uma, na Formação Básica Específica. O restante das disciplinas será definido de acordo com as necessidades de cada candidato. O aluno deverá, ainda, ser aprovado no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, na modalidade de leitura de texto que aborde temas científicos e tecnológicos, bem como no Exame de Qualificaçãao (escrito e oral) e na defesa da tese de doutorado.

O candidato deve realizar a parte escrita do exame de qualificação até o final do seu terceiro semestre letivo, contado a partir de sua matrícula no programa, e a parte oral até o final do seu quinto semestre.

O objetivo do curso de Mestrado é iniciar profissionalmente o aluno em atividades de pesquisa e funções de docência, qualificando-o a trabalhar com proficiência na indústria, universidades ou institutos de pesquisa. O grau de mestre requer a obtenção de um mínimo de 24 créditos e a elaboração de uma dissertação. O aluno deverá cursar obrigatoriamente duas disciplinas da Formação Fundamental e uma disciplina da Formação Básica Específica, restando três disciplinas de livre escolha (é recomendável que a escolha seja feita a partir de consultas ao orientador da dissertação).

O aluno de mestrado deverá ainda ser aprovado em um exame de proficiência em inglês (leitura de texto que aborde temas científicos e tecnológicos), bem como na defesa da dissertação de mestrado. A duração típica do curso é de 24 meses, e o aluno é incentivado a cursar três disciplinas por semestre, durante o primeiro ano.