O tema resíduos sólidos tem forte repercussão em todas as esferas políticas: federal, estadual e municipal, além de ser uma área imperiosa em nível mundial.
Tendo como ponto de vista o ser humano como um dos principais agentes geradores de resíduo, ele é também o responsável pela destinação correta deste resíduo, como estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na forma da Lei 12.305/2010.
O Instituto Politécnico (IPRJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está localizado em Nova Friburgo, uma cidade turística da região serrana do centro-norte fluminense. O município encontra-se no momento político de elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em nível municipal, como determina os Planos Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos (PNRS, PERS).
Tratar o lixo como resíduos, ou seja, materiais que ainda têm valor econômico, pode trazer ao município vantagens em relação à limpeza urbana, qualidade de vida, proteção das áreas de mata e recursos hídricos, qualidade na saúde dos moradores da região, entre outros aspectos.
O IPRJ, uma das instituições de ensino superior inserida neste contexto, pode ser o laboratório de ideias e disseminador de informação científica e tecnológica na área de gestão de resíduos sólidos, interagindo com a comunidade do município onde está estabelecido.
Vale ressaltar que a Gestão de Resíduos Sólidos começou a ser estudada e discutida em uma disciplina eletiva, Reciclagem de Resíduos e Sucatas, ministrada pela Professora Ana Moreira no segundo semestre de 2018. Atualmente a gestão está sendo realizada por todo o público interno do IPRJ.
Veja mais sobre: