Instituto-Politecnico-do-Rio-de-Janeiro

ENTREFOLHAS

Trabalha com a manipulação de fármacos (óleos essenciais para massagem, pomadas balsâmicas e cicatrizantes, aromatizantes de ambiente, perfumes) e produtos cosméticos na linha de aromaterapia, além da extração de óleos essenciais com plantas medicinais aromáticas, pouco exploradas, da região de Mata Atlântica

Responsável: Regina Braga
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: Em desenvolvimento

E-VOXEL

Empresa especializada em design de produto, programação visual e computação gráfica. É válido ressaltar que a E-VOXEL possui produtos em fase de patente e, também, produtos em desenvolvimento.

Responsável: Felipe Igarashi Martins
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.e-voxel.com

ARTENAREDE

Artes e Internet. Trata-se de um portal interativo Internet na área Artes Plásticas e o desenvolvimento de tecnologia para catalogação. Os serviços prestados são: cadastramento de clientes, catalogação de obras de arte, envio de cartões virtuais, homepages-padrão de autores cadastrados, jogos com premiações, vendas de obras de arte catalogadas, vendas de produtos com reprodução de obras, etc.

AUTOMATIC COOKING DEVICE (ACD)

Desenvolvimento de máquina de autoatendimento que permite oferecer, produtos quentes (pizzas) ou frios (refrigerantes) simultaneamente, que possa atuar em rede com outras máquinas próximas, que contemple uma logística de reposição de produtos sem contato humano direto e cujo funcionamento não dependa drasticamente da ação gravitacional, como ocorre em similares existentes atuando no mercado.

DIACME ELETRÔNICA

Eletroeletrônica e Automação. Esta empresa atuou na área de eletroeletrônica e teve como produto principal um conversor eletrônico de 220 V para 110 V (1500 W de potência), 20 vezes mais leve e 50% mais barato que os transformadores convencionais.

DOTZ DESIGN E PROJETOS

Design e Internet. Trata-se de uma empresa de design, provedora de soluções na área de Comunicação Visual, oferecendo produtos e serviços que promovem a imagem de seus clientes, aplicando soluções de Design Gráfico, Design de Produto, Web Design e Computação Gráfica.

ÍCONE AMBIENTAL

Consultoria em Meio Ambiente. Esta empresa tinha como projeto principal a criação de um Balcão de Resíduos Industriais, que consistia em um sistema de divulgação de informações sobre os resíduos gerados pelo Parque Industrial do Estado do Rio de Janeiro.

IXQO DESENVOLVIMENTO

Software e Informática. Após sua graduação, a IXQO passou a desenvolver uma série de projetos de consultoria em parceria com o CEPIP e o SEBRAE/RJ junto à indústria de confecção e ao setor de panificação da cidade de Nova Friburgo.

MERISTEM MICROPROPAGAÇÃO VEGETAL

Micropropagação vegetal in vitro para fornecimento em escala de mudas de diversas espécies de plantas com alto padrão genético.

WAIS SISTEMAS

Sistemas de gerenciamento empresarial, controle de ponto, centro de treinamento em informática e TI.

WEBTOUR

O setor de turismo foi uma das demandas identificadas pelo diagnóstico realizado pelo IE/UFRJ. O projeto desenvolvido tratou-se de um software para gerenciamento de informações turísticas.

WORKOUT SISTEMAS

Software e Informática. O produto principal da empresa é o software CD Help, específico para lojas de discos. Após a graduação, a empresa mudou de nome, chamando-se agora E3A e passou a atuar também com serviços de Assessoria e Consultoria nas áreas de educação, gestão de projetos e tecnologia de informação e processos.

Em 1993, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu o Campus Regional - Instituto Politécnico, em Nova Friburgo, dando impulso a seu programa de interiorização. Teve início, então, o incentivo à criação de mecanismos que facilitassem o relacionamento com a comunidade da região centro-norte fluminense, numa tentativa de atender às necessidades de modernização tecnológica dos setores industriais.

Assim, buscando atingir essa meta, foi implantado o Programa Acadêmico Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBTec). Criada em 1994, a IEBTec foi a primeira Incubadora de Empresas estabelecida no interior do estado do Rio de Janeiro e desde então o programa de incubação no Instituto Politécnico tem direcionando suas ações ao atendimento das demandas dos principais setores econômicos da região: agroindústria; turismo; moda íntima, praia e fitness; metal-mecanica; e petróleo, gás e energia, permitindo uma maior participação nas estruturas de governança, materializada em diversos projetos voltados à criação de novos negócios, capacitação e inserção tecnológica.

Em 1995, a IEBTec lançou seu primeiro edital de seleção de empreendimentos, tendo realizado até hoje oito processos seletivos, com quarenta e sete empresas candidatas e vinte e três empresas graduadas.

Em 2009, a atualização do planejamento estratégico da Incubadora contribuiu para adoção de um novo olhar acerca da sua missão, passando a ser definida como "a difusão da tecnologia através de empreendimentos inovadores, com foco no desenvolvimento regional". Também representou um novo momento para o programa, que adotou um nome comercial e passou a ser chamado "ORIGEM Incubadora de Empresas Inovadoras". Contudo, em 2012, por orientação da nova direção do Instituto Politécnico, voltou-se a usar o seu nome original – IEBTec.

Nesses 19 anos, a IEBTec tornou-se um dos principais vetores na condução das competências regionais e da universidade para a criação de empreendimentos inovadores e completará duas décadas de existência no ano de 2014 em novas instalações e com novos empreendimentos residentes, incluindo a possibilidade de ampliação de áreas de interesse, face às articulações que vêm sendo realizadas com diversos parceiros institucionais, dentre eles o ISEC – Instituto Serrano de Economia Criativa.

A IEBTec é um ambiente que oferece condições especialmente planejadas para favorecer o nascimento e desenvolvimento de empresas baseadas em produtos e serviços inovadores. Tais condições incluem os seguintes serviços:

• Assessoria para elaboração de projetos;
• Interação com os pesquisadores do Instituto Politécnico e com os Laboratórios de Pesquisa e Prestação de Serviços Tecnológicos;
• Sala de uso compartilhado, com computadores e recursos áudio visuais para treinamento, pesquisas, desenvolvimento de produtos etc.;
• Sala para reuniões e apresentações a potenciais clientes e parceiros;
• Estrutura de apoio administrativo, como fax, data show, copiadora, impressora, telefone e outros;
• Assessorias e consultorias especializadas para capacitação gerencial, comercial e técnica, com custos reduzidos ou subsidiados;
• Participação em cursos, feiras e treinamentos voltados para as necessidades dos empreendimentos;
• Acesso a uma rede de informações tecnológicas e gerenciais;
• Cursos, Workshops e Capacitações sob encomenda;
• Facilitação para a participação em atividades e projetos oferecidos pelos parceiros institucionais da Incubadora, realizados dentro ou fora de suas dependências.

Alguns destes serviços estão disponíveis também para os empreendimentos que não são integrantes do programa de incubação. Para mais informações, agende um encontro de atendimento.

Difusão de tecnologia através do fortalecimento de empreendimentos inovadores, com foco no desenvolvimento regional.

Visão 2012: Ser referência de excelência em sua área de atuação.

Objetivos e Impactos estabelecidos através de Planejamento Estratégico:

  • Impactos Econômicos: geração de fluxo de demanda para o processo de criação de empresas inovadoras; sustentabilidade competitiva das empresas partícipes; melhoria dos processos, produtos e da qualidade; melhoria da condição de acesso aos grandes parceiros da cadeia de negócios das regiões.
  • Impactos Sociais: incremento da qualificação técnica para a sociedade; criação de oportunidades de negócios para empreendedores; articulação regional; geração, através de novos empreendimentos, de novas oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento econômico e social nas regiões; provisão de informações para as novas empresas com aumento de competitividade e sustentabilidade.
  • Impactos Científicos: produção e armazenamento de conhecimento; processamento e disponibilização de informações; geração de estudos diversos sobre a formação de arranjos produtivos locais, clusters, redes de conhecimento e distritos industriais e documentos que podem servir de base para diversos outros projetos.
  • Impacto Tecnológico: melhoria da capacitação empresarial e tecnológica das empresas incubadas e outras da Região; apoio à formação de empresas de base tecnológicas que irão atuar na cadeia produtiva das competências regionais; transferência de tecnologia às empresas incubadas e às demais empresas da Região; difusão de informações e conhecimento através de mecanismos de capacitação a serem desenvolvidos; inserção de alunos de graduação e pós-graduação nas atividades do projeto acarretando incremento de atividades acadêmicas, pesquisa e extensão, desenvolvendo-os e possibilitando a inserção de empresas start up e spin-off nas incubadoras.
  • Impacto Ambiental: disseminação da cultura ambiental e a formação de empresas "ecologicamente responsáveis"; disseminação de conhecimento para utilização de tecnologia limpa.

Mais Artigos...