O Departamento de Modelagem Computacional foi criado em 2000, juntamente com a Unidade Acadêmica Instituto Politécnico, e conta atualmente com docentes doutores permanentes. Dentre as atividades exercidas pelo seu corpo docente encontram-se a regência de disciplinas, a orientação de alunos, a pesquisa e a extensão universitária.

Os docentes do Departamento são responsáveis pelo oferecimento das disciplinas de formação básica dos cursos de engenharia do Instituto Politécnico, assim como pelas disciplinas de formação profissional do curso de Engenharia da Computação.

Parte dos seus docentes também atua no Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) do Instituto Politécnico, ministrando disciplinas e orientando alunos de mestrado e doutorado.

.