A Unidade Acadêmica Instituto Politécnico possui um diretor e um vice-diretor, ambos com mandato de quatro anos, escolhidos em eleição direta pelos docentes, técnico-administrativos e discentes, podendo ser reeleitos, que devem administrar, em conjunto com o Conselho Departamental, a Unidade Acadêmica.

O atual diretor do Instituto Politécnico, mandato de 2016 a 2020, é o Professor Ricardo Carvalho de Barros:

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Engenharia Nuclear - University of Michigan - Ann Arbor (1990). Teve sua tese de doutorado premiada nos EUA: "1991 Mark Mills Award" e é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1994. É também professor colaborador do Instituto Superior de Tecnología y Ciencias Aplicadas (INSTEC) e membro do corpo editorial do periódico Qualis A1 Progress in Nuclear Energy (Elsevier). Tem interesse na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Física de Reatores Nucleares, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte e difusão de nêutrons, métodos de ordenadas discretas, modelagem computacional de transporte clássico e não clássico de partículas neutras. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Pesquisador 1 do CNPq, Procientista desde a implantação do Programa na UERJ em 1996 e Coordenador de Projeto Institucional Capes Print de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do IPRJ com a Ohio State University.

Na sua ausência, o vice-diretor Helio Pedro Amaral Souto responde pela direção do IPRJ:

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1983), Diplôme d'Etudes Approfondies (Engenharia Mecânica) - Institut National Polytechnique de Lorraine (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Mécanique Et Energétique - Institut National Polytechnique de Lorraine (1993). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamentos multifásicos em meios porosos, transporte de contaminantes em meios porosos e método dos volumes finitos para leis de conservação.