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Despertando o Talento Feminino na Computação: Oficinas de Programação para Estudantes do Ensino Médio

Despertando o Talento Feminino na Computação: Oficinas de Programação para Estudantes do Ensino Médio

Areas temáticas

Embora as mulheres sejam maioria entre os concluintes do ensino superior no Brasil, sua presença nos cursos da área tecnológica ainda é bastante reduzida. A preferência feminina segue concentrada em áreas como saúde e humanas, enquanto cursos de engenharia e computação seguem sendo majoritariamente ocupados por homens. Na UERJ, essa desigualdade se evidencia: nos cursos de computação do Instituto Politécnico (Nova Friburgo) e do Instituto de Computação (Rio de Janeiro), apenas cerca de 13% dos alunos matriculados são mulheres, refletindo um cenário nacional de disparidade de gênero nas ciências exatas e tecnológicas.

Entre os obstáculos enfrentados pelas alunas para ingressar nesse campo, destaca-se a falta de confiança em suas habilidades tecnológicas, muitas vezes reforçada pela ausência de modelos femininos na área e por estereótipos socioculturais. Para enfrentar esse desafio, o projeto propõe a realização de oficinas práticas de programação voltadas a alunas do ensino médio da rede pública, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e introduzir conceitos básicos de computação de forma acessível e motivadora.

Além disso, serão desenvolvidos circuitos de divulgação e conscientização em escolas estaduais e municipais de Nova Friburgo, além da produção de podcasts voltados à discussão sobre mulheres na tecnologia e o papel transformador da educação digital. As ações serão amplamente divulgadas por meio de redes sociais e espaços acadêmicos.
A iniciativa está alinhada ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, ao promover o empoderamento feminino em uma área estratégica, e ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ao proporcionar oportunidades inclusivas e equitativas para o acesso ao conhecimento em computação.

Coordenador: Fernando Rodrigues Trindade Ferreira