5
5
Computação desplugada para ex-alunas da Casa Madre Roselli

Computação desplugada para ex-alunas da Casa Madre Roselli

A tecnologia digital está presente em praticamente todas as tarefas do dia a dia, e conhecer os vários aspectos do mundo digital é um desafio considerável, devido à vasta quantidade de informações que teríamos que absorver num curso espaço de tempo. Há várias formas de se conhecer como um computador digital trabalha; é preciso entender vários conceitos relacionados ao hardware e ao software de uma forma eficiente para uma compreensão mais completa do seu funcionamento.

Diversas iniciativas surgiram ao longo dos anos com o intuito de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico sob a ótica do Pensamento Computacional, por exemplo, através de jogos (gamificação) e de linguagens de programação visual baseadas em blocos (como o Scratch). Serão abordados conceitos de ciências da computação, algoritmos e de lógica de programação de forma lúdica, visual e interativa, e sem o uso de computadores.

De acordo com a Comunidade Internacional Bebras, as cinco habilidades do Pensamento Computacional são: Decomposição, Abstração, Reconhecimento de padrões, Pensamento algorítmico e Avaliação. “A Bebras Brasil é uma iniciativa que traz a Computação para a Educação Básica de maneira simples, desplugada e acessível, através do trabalho com o Pensamento Computacional.

Para se ter um conhecimento de como o computador funciona, não precisamos necessariamente de um computador. A computação desplugada surgiu como uma alternativa de aprendizado que ajuda a desenvolver o raciocínio enquanto se aprende conceitos que anteriormente pareciam difíceis; afinal, todo o processamento inicial é feito no nosso cérebro, e ao propor atividades lúdicas, visuais e interativas, vários estímulos são ativados e a criatividade fica mais aguçada.
O projeto irá abordar conceitos fundamentais da Ciência da Computação de forma lúdica e natural para estudantes de rede pública de ensino que terão a oportunidade de conhecer conceitos dessa área, sem depender de recursos de hardware e de software.

Coordenadora: Sílvia Mara da Costa Campos