5
5
Ciência com Softwares Educativos: Da UERJ para as Escolas

Ciência com Softwares Educativos: Da UERJ para as Escolas

O presente projeto de extensão irá oferecer aulas de capacitação em Física e Matemática para as escolas públicas próximas ao Campus Regional da UERJ em Nova Friburgo. Nosso público alvo será composto pelos alunos e professores do ensino médio. A nossa abordagem será ativa, priorizando a experimentação e o uso de softwares educativos livres para motivar o aprendizado. Nossas atividades irão aproveitar a estrutura computacional das salas de aula e de informática do Instituto Politécnico UERJ.

A ideia do projeto é levar conteúdos científicos de qualidade para alunos das escolas públicas de Nova Friburgo e aproximar eles da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Nova Friburgo. Isto será feito mediante a elaboração de oficinas que visem explicar conceitos e fenômenos de Física e Matemática. Planejaremos roteiros de tal forma que os alunos realizem tarefas e estejam diretamente envolvidos. Assim, nas oficinas os alunos não participarão só como ouvintes senão como indivíduos ativos. Realizaremos atividades experimentais, manuais, utilizando materiais simples como bolas de gude, molas, tubos, também para as atividades práticas de matemática utilizaremos papel, compasso, esquadra. Além destes materiais utilizaremos softwares livres para as análises do movimento e de processamento matemático que ajudam na visualização.

As oficinas serão realizadas de forma quinzenal durante quatro meses consecutivos com uma escola pública do Município de Nova Friburgo que irá visitar o Campus Regional UERJ – Nova Friburgo. Depois de 4 meses de oficinas, teremos interstício de 2 meses para replanejamento de roteiros, reestruturação de experimentos e renovação de materiais. Logo do período de reabilitação do projeto iremos trazer para a UERJ uma outra escola durante mais 4 meses e assim consecutivamente.

Coordenador: Enrique John Arias Chinga