5
5
Aprendendo Programação com Scratch – superando barreiras

Aprendendo Programação com Scratch – superando barreiras

O ensino de programação é uma tendência mundial. A linguagem Scratch foi desenvolvida para crianças e adolescentes aprenderem a programar de forma intuitiva, utilizando blocos gráficos em vez de código. Esse projeto de extensão visa democratizar o ensino da programação, tornando-o acessível a jovens em todo o país.

As aulas serão estruturadas em três pilares: habilidades em tecnologia e comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas, além do autodirecionamento no aprendizado. Serão disponibilizadas vídeo-aulas no YouTube e transmissões ao vivo quinzenais para interação com os alunos. A divulgação será feita por redes sociais e escolas municipais e estaduais, ampliando o alcance do projeto.

O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 – Educação de Qualidade, ao oferecer ensino acessível; o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ao incentivar o aprendizado tecnológico; e o ODS 10 – Redução das Desigualdades, ao possibilitar que estudantes de diferentes contextos socioeconômicos tenham acesso ao conhecimento digital. Dessa forma, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios da era digital.

Coordenador: Fernando Rodrigues Trindade Ferreira