O Projeto de extensão “Educação Digital e Inclusão Social via Web 3.0” tem como objetivo promover a inclusão digital e o acesso à educação de qualidade, utilizando as tecnologias emergentes da Web 3.0, como Blockchain e contratos inteligentes, para democratizar o aprendizado e garantir a autenticidade e a segurança em organizações autômomas e distribuídas (DAOs) colaborativas, bem como a interiorização de iniciativas, por ser proposto a partir do Instituto Politécnico da UERJ, localizado na cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro. Será conduzido em parceria com o departamento de Antropologia da UERJ, localizado no Instituto de Ciências Sociais (ICS).
A proposta visa criar uma plataforma computacional descentralizada, que permita a certificação e o compartilhamento de conteúdos de forma transparente e acessível, garantindo maior autonomia a gestores, colaboradores e executores de iniciativas sociais integrativas. Além disso, o projeto buscará fortalecer a formação de professores e alunos em comunidades de baixo acesso, capacitando-os para o uso de ferramentas digitais avançadas e permitindo que possam não apenas consumir, mas também criar e compartilhar conhecimento de maneira independente das grandes plataformas centralizadas. Através de cursos, workshops e materiais educacionais, o projeto pretende integrar a teoria e a prática de tecnologias como a Blockchain, criptomoedas e NFTs no cotidiano dos participantes, com foco na criação de um ecossistema de aprendizagem que promova a inclusão social e a criação de redes descentralizadas participativas.
O projeto contará com o engajamento ativo de alunos e professores da UERJ, além de colaboração com organizações sociais e outras instituições de ensino, visando a integração da comunidade acadêmica com a sociedade em um processo contínuo de transformação digital. Ao final, espera-se que os participantes desenvolvam habilidades digitais avançadas, ampliando suas perspectivas profissionais e acadêmicas.
Coordenador: Guilherme De Melo Baptista Domingues
