O projeto de extensão “Blockchain: Capacitação e Implementação de Tecnologias Descentralizadas para Inovação Social”, a ser desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem como objetivo promover a capacitação de alunos, de profissionais e de organizações da sociedade civil para o uso da tecnologia Blockchain, para o desenvolvimento de soluções inovadoras, voltadas à transformação social, bem como à interiorização de iniciativas, por ser proposto a partir do Instituto Politécnico da UERJ localizado na cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro.
Será conduzido em parceria com o departamento de Antropologia da UERJ, localizado no Instituto de Ciências Sociais (ICS). O Blockchain, enquanto tecnologia descentralizada, oferece novas possibilidades para a transparência, segurança e eficiência de processos em diversas áreas, incluindo educação, saúde, governança. O projeto se divide em duas vertentes principais: capacitação técnica e aplicação prática de soluções baseadas na tecnologia Blockchain.
A capacitação técnica será realizada por meio de cursos, workshops e vídeo aulas, com ênfase em programação, segurança digital, e desenvolvimento de sistemas descentralizados. Além disso, serão promovidas atividades de implementação de soluções de Blockchain para comunidades locais, com foco em projetos que visem a melhoria de processos, bem como a geração de um impacto social relevante, como o uso de contratos inteligentes para gestão de processos. O impacto esperado do projeto é o de promover a democratização do acesso à tecnologia emergente Blockchain, fortalecendo a cultura de inovação social, bem como o de contribuir para a construção de um ecossistema mais transparente e justo, utilizando o Blockchain como ferramenta para a promoção da equidade e do bem-estar social.
Coordenador: Guilherme de Melo Baptista Domingues
