Pesquisa
Instituto Politécnico
O Instituto Politécnico incentiva a participação de todo o seu quadro docente em atividades de orientação (iniciação científica, mestrado e doutorado) e pesquisa, mediante a participação nos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Politécnico e/ou em projetos de pesquisa.
Além de produção e publicação de artigos científicos (indexada nas bases – Web of Sciences (ISI), Scopus (Elsevier) e Scielo), a nossa comunidade acadêmica também se destaca no quesito submissão e aprovação de projetos de pesquisa junto às principais agências de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em função da qualificação do corpo docente do Instituto Politécnico.
Também ressaltamos os projetos financiados diretamente por empresas, como a Petrobras, que são coordenados ou que contam com a participação de docentes da nossa Unidade.
As atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico são desenvolvidas nos nossos laboratórios de pesquisa, nas Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs) ou no Núcleo de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais Poliméricos e Compósitos (NCDMP) vinculado ao Departamento de Materiais do Instituto Politécnico.
Conheça os Laboratório do Instituto Politécnico
LABORATÓRIO DE ADESÃO E ADERÊNCIA
Realiza pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento de tecnologias e procedimentos de reforço e reparo de estruturas com o uso de adesivos, materiais compósitos e equipamentos, desenvolvidos pelo próprio Laboratório.
O LAA já realiza os ensaios mecânicos de caracterização de materiais e superfícies. Os ensaios são normalizados para a qualificação de produtos de reparo com materiais compósitos, materiais pultrudados, adesivos, juntas metálicas coladas, golpe de aríete em tubulações de fibras, juntas de materiais compósitos coladas, caracterização de superfície e treinamento de laminadores/aplicadores para empresas do setor de petróleo.
Vale destacar que o Know How adquirido ao longo dos anos permite sua atuação em projetos da UFRJ, UFF, UFSC, UFRS, UFMG, IFF e CEFET com destaque na confecção de corpos-de-prova, no desenvolvimento de moldes e equipamentos para os mais diversos ensaios de caracterização.
Possui software ABACUS de modelagem para ensaios mecânicos de propagação de trincas em juntas coladas. É possível realizar ensaios mecânicos para o levantamento das variáveis de fratura de juntas coladas dos Módulos I, II e Misto com dispositivo inovador projetado e construído pelo LAA em parceria com o CENPES/PETROBRAS, que possui interesse na qualificação e certificação de fornecedores/empresas nacionais de reparo com adesivos e materiais compósitos laminados para o mercado de reparo de estruturas navais, conforme o recente guia COMPOSITE REPAIRS OF STEEL STRUCTURES AND PIPING – 09/2019 da American Bureau of Shipping (ABS). São inúmeros os discentes de empresas que se motivam a ingressar no PPG-CTM a partir da atuação do LAA, diminuindo a distância entre indústrias, sociedade e universidade e, ainda, colaborando para que a pesquisa e a inovação andem juntas.
Desta forma, o LAA proporciona forte atuação em colaboração, inovação e evolução.
LABORATÓRIO DE ANÁLISE E CONTROLE AMBIENTAL
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO ÓPTICA E TÉRMICA
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE CERÂMICAS
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO PARALELA E DE ALTO DESEMPENHO
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE ENSAIOS FÍSICOS
Implementado há mais de dez (10) anos no IPRJ, o LEF utiliza técnicas que envolvem radiação para a caracterização de materiais. Também realiza experimentos utilizando ultrassom, termografia e eco-impacto. Projetos de equipamentos e de caracterização de materiais utilizando raios X e raios gama (fluorescência, difração e tomografia) são as principais atividades desenvolvidas no LEF. Também é realizada a validação (através de experimentos) de modelos simulados em computadores, principalmente utilizando o método Monte Carlo.
Atualmente, o LEF engloba também a infraestrutura do antigo Laboratório de Tecnologia da Habitação e Construção (LTHC) que, desde 1995, atua na prestação de serviços para empresas do ramo de tecnologia de habitação e construção civil, principalmente aquelas localizadas na Região Serrana do Rio de Janeiro. Neste caso, a atuação envolve o desenvolvimento de técnicas de controle de qualidade dos materiais, em especial, do concreto. Por isso, esse laboratório dá suporte para projetos desenvolvidos por alunos de graduação e de pós-graduação que envolvem a validação de modelos numérico- computacionais referentes à área de mecânica dos sólidos e estruturas. Durante os anos de 2009 e 2010, o LTHC foi utilizado para desenvolvimento de projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com a Eletrobrás Furnas para confecção de corpos de prova e realizações de ensaios mecânicos das formulações de concreto estudadas. Como há um grande polo cimenteiro na região de abrangência de Nova Friburgo, e muitos dos alunos são provenientes dessa região, há uma grande procura por alunos para o desenvolvimento de projetos nessa área. Pesquisas envolvendo a utilização de resíduos têxteis e poliméricos em formulações de concreto visando à obtenção de concreto leve ou de propriedades específicas como, por exemplo, de maior resistência ao craqueamento, têm sido assuntos de dissertação no PPG-CTM.
LEMA - LABORATÓRIO PAULO MÁRCIO DE MELLO DE ENSAIOS MECÂNICOS E METROLOGIA
Inserir uma descrição do laboratório
LEMEC - LABORATÓRIO PATRÍCIA OLIVA SOARES DE EXPERIMENTAÇÃO E SIMULAÇÃO NUMÉRICA EM TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE FÍSICA
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE FLUIDOS E FENÔMENOS DE TRANSPORTE
O Laboratório de Fluidos é utilizado basicamente para realização de pesquisa e extensão na área de fluidos, fenômenos de transporte e energias renováveis. Na área de materiais é utilizado para ensaios reológicos de fluidos ou emulsões, para análise granulométrica (caracterização de tamanho de partículas através de espalhamento de luz -“light scattering”) e para caracterização de materiais porosos, através de medidas de permeabilidade. Nesse laboratório há o desenvolvimento de equipamentos para caracterização de materiais. Recentemente, a equipe desenvolveu um permeâmetro que se encontra em vias de proteção intelectual.
LABORATÓRIO DE FORNOS DE ALTA TEMPERATURA
O LFAT é um Laboratório dedicado à pesquisa e ensino no IPRJ. É equipado com 5 fornos do tipo Mufla: dois fornos de 1200º C, dois fornos de 1300ºC, e um forno de 1700ºC com controle de atmosfera, além de estufa, balança de precisão e chapa aquecedora. O LFAT dá suporte ao desenvolvimento de pesquisa em materiais cerâmicos, metálicos e biomateriais, além de atividades de Ensino, Iniciação Científica e Tecnológica.
Coordenador(a): Leticia dos Santos Aguilera
Contato: leticia.aguilera@iprj.uerj.br
LABORATÓRIO DE MODELAGEM MULTI-ESCALA E TRANSPORTE DE PARTÍCULAS
O Laboratório de Modelagem Multiescala e Transporte de Partículas (LABTRAN) desenvolve pesquisas em duas grandes áreas: a Modelagem e a Simulação Numérica Multiescala (escoamentos multifásicos em meios homogêneos e heterogêneos, simulação de reservatórios e Smoothed Particle Hydrodynamics) e o Transporte de Partículas (transporte de partículas neutras para cálculos globais de reatores nucleares e cálculos de blindagem).
Saiba mais em: www.labtran.iprj.uerj.br
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE POLÍMEROS
O Laboratório de Tecnologia de Polímeros (TECPOL) é o coração do Núcleo de caracterização e desenvolvimento de materiais poliméricos e compósitos (NCDMP), cuja função é integrar instituições de pesquisa e empresas com o objetivo de buscar novas tecnologias, desenvolver projetos integrados, prestação de serviços com ensaios técnicos e atualizações tecnológicas na área de materiais, assim como realizar treinamentos especializados e desta forma promover a consolidação do PPG-CTM do IPRJ de uma forma dinâmica, moderna e com uma forte participação do setor empresarial. O TECPOL apesenta infraestrutura de pesquisa satisfatória, sendo os equipamentos disponibilizados aos multiusuários através da Plataforma PROGEMULTI da UERJ. Esse Laboratório é cadastrado na Agência Nacional de Petróleo (ANP), está inserido na Plataforma do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e é considerado um Laboratório Associado do INMETRO.
LABORATÓRIO DE VISUALIZAÇÃO E COMPUTAÇÃO CIÊNTÍFICA
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE CORROSÃO
Neste laboratório é desenvolvido o estudo da corrosão metálica de aços especiais, como: aços, aço inoxidável super duplex e duplex, ligas amorfas e ligas de magnésio e ligas ZAMAC (zinco-alumínio-magnésio-cobre) em diversos ambientes. Neste caso, além dos ensaios de caracterização da corrosão, outros envolvendo a análise de microestrutura e de fractura também complementam os resultados em corrosão coletados.
Além disso, o laboratório está capacitado para realizar simulação computacional por dinâmica molecular, estando em desenvolvimento simulações de ligas amorfas e nanoestruturadas à base de alumínio e cobre-zircônio. Constantemente, novas ligas que se mostram amorfizáveis pela simulação computacional serão processadas e testadas em corrosão eletroquímica.
Coordenador(a): Ivan Napoleão Bastos
Contato: inbastos@iprj.uerj.br
site: www.labcor.iprj.uerj.br
LABORATÓRIO DE ELASTÔMEROS
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE BIOMATERIAIS
O Laboratório de Biomateriais dedica-se à pesquisa e ao ensino no IPRJ oferecendo suporte para as atividades associadas à produção e caracterização de materiais predominantemente inorgânicos, incluindo: materiais cerâmicos avançados, vitrocerâmicas e revestimentos, principalmente de biomateriais inorgânicos. Atua em conjunto com professores da faculdade de odontologia da UERJ e com o Programa da Engenharia Biomédica (PEB) da COPPE/UFRJ. Alguns assuntos envolvem o estudo da degradação química e citoxidade in vitro de cimentos resinosos fotopolimerizáveis, o desenvolvimento de padrões de calos ósseos com vitrocerâmicas, a produção de cerâmicas pizoelétricas, a produção de vitrocerâmica a partir de reciclagem do parabrisa de automóvel e o desenvolvimento e caracterização de compósitos de polietileno de alta densidade e hidroxiapatita.
Coordenador(a): Mônica Calixto de Andrade
Contato: mcalixto@iprj.uerj.br
LABORATÓRIO DE MORFOLOGIA DE MATERIAIS
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
O Laboratório de Química é utilizado basicamente para efetuar reações químicas, processos de modificação química e síntese de polímeros, além de operações relacionadas à química analítica, como: preparação de soluções, titulação, entre outras. É composto por bancadas, capelas, autoclave, balança analítica e vidraria básica de laboratório.
LABORATÓRIO DE OTIMIZAÇÃO E APRENDIZADO DE MÁQUINA
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA
Inserir uma descrição do laboratório
CENTRO DE ESTUDOS EM TECNOLOGIAS NARRATIVAS
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE QUÍMICA DE POLÍMEROS (LASQPOL)
Inserir uma descrição do laboratório
LABORATÓRIO DE SÍNTESE DE NANOMATERIAIS
O Laboratório de Síntese de Nanomateriais (LABNANO) é uma das Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) da UERJ. Está localizado no terceiro andar do bloco II do Instituto Politécnico da UERJ. Foi criado em 2023, como um dos laboratórios de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Materiais (PPG-CTM). As pesquisas desenvolvidas estão direcionadas à síntese de nanomateriais por métodos químicos, e suas aplicações na área de produção de petróleo, especificamente na recuperação melhorada do petróleo. Também são realizadas pesquisas na área de nanopesticidas e tratamentos de efluentes aquosos.
Trabalhos usando nanomateriais em processos de troca térmica também têm sido desenvolvidos. Os nanomateriais estudados são diversos, vão desde argilas aniônicas (Hidróxidos de Dupla Lamela), hidroxicarbonatos metálicos (auricalcitas, zincitas, etc.), óxidos metálicos (CuO, ZnO, TiO 2 , SiO 2 , etc.), zeólitas, etc. Os estudos dos nanomateriais também contemplam a caracterização físico-química via diferentes técnicas como: Microscopia Eletrônica, Difração de raios-X, Espectroscopia de Infravermelho, Fisissorção de N 2 , Análise Termogravimétrica, Espalhamento Dinâmico de Luz, etc.
Coordenador(a): Jhonny Oswaldo Huertas Flores
Contato: jhonnyhf@iprj.uerj.br
GRUPO DE EXPERIMENTAÇÃO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM ESTRUTURA DOS MATERIAIS - GESCEM
Inserir uma descrição do laboratório