Laboratórios - Pós-Graduação em Modelagem Computacional

  • Infraestrutura

Devido ao esforço individual ou coletivo dos docentes do Instituto Politécnico, diversos laboratórios foram estruturados, e são mantidos principalmente com recursos obtidos dos órgãos de fomento. Alguns desses laboratórios são dedicados exclusivamente a atividades computacionais. Outros são essencialmente dedicados a atividades experimentais, enquanto um terceiro grupo busca a interação experimental/ computacional.

Desde 2008 o fluxo de recursos financeiros da FAPERJ e de outras fontes tem sido constante através de projetos aprovados, incluindo projetos de grande porte. Diversos equipamentos têm sido importados, os quais têm reforçado a capacidade de realização experimental e que se refletirá nos modelos e simulações dos fenômenos físicos, que constituem a base de muitas das pesquisas do PPGMC.

Os laboratórios constituem a infraestrutura experimental e computacional tanto dos Programas de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e de Ciência e Tecnologia de Materiais quanto dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica e de Computação. Os laboratórios são ligados aos departamentos que compõem a estrutura do Instituto Politécnico, quais sejam: (1) Departamento de Modelagem Computacional; (2) Departamento de Engenharia Mecânica e Energia; e (3) Departamento de Materiais. Como os programas de pós-graduação não estão atrelados à estrutura departamental, os laboratórios servem aos alunos e pesquisadores da pós-graduação. Merece destaque o fato de que docentes de diferentes departamentos têm atuado de forma integrada, com orientação e realização das atividades de pesquisa dos alunos de graduação e de pós-graduação nos diversos laboratórios. Destacamos alguns laboratórios utilizados pelo PPGMC:

Laboratório de Computação Paralela e Alto Desempenho - LCAD

Infraestrutura física, computacional e de armazenamento, visando a formar, em conjunto, um ambiente multiusuário para execução de aplicações científicas, proporcionando o uso racional, eficiente e sustentável dos recursos de um sistema formado por 4 nós de alto desempenho. Contribui para a pesquisa e a inovação nas seguintes áreas: mecânica dos fluidos computacional, simulações voltadas para a recuperação avançada de reservatórios de petróleo, química computacional, data mining, dentre outras de relevada importância científica.

Utiliza tecnologia híbrida de processadores CPU/GPU distribuída em dois nós PowerEdge 720 com 24 núcleos, 16 GBytes RAM e placa TESLA M2075, e dois nós PowerEdge R410 com 24 núcleos, 16 GBytes RAM. O sistema usa redundância de armazenamento RAID6 com 8 discos SAS 2 TBytes e executa códigos 64 bits em ambiente Linux Opensuse.

 

 

  • Coordenador: Prof. Hermes Alves Filho
  • Localização: Bloco I - sala 107

Laboratório de Matemática Aplicada e Computação Científica

  • Coordenador: Luiz Nélio H. Guedes de Oliveira

Laboratório de Corrosão - LabCor

logo labcor

 

Caracterização do comportamento em corrosão de ligas metálicas, cujos resultados são empregados em modelagem da degradação causada pelo ambiente.

 

  • Coordenador: Prof. Ivan Napoleão Bastos
  • Localização: Bloco II - salas 102 e 104

Laboratório de Modelagem Multi-escala e Transporte de Partículas - LabTran

O LabTran é um laboratório de computação de alto desempenho, processamento paralelo, modelagem multiescala e simulação numérica aplicada aos escoamentos multifásicos em reservatórios de petróleo e aqüíferos heterogêneos, ao transporte de contaminantes em meios porosos heterogêneos e ao transporte de partículas neutras para cálculos globais de reatores nucleares.

 

  • Coordenador: Prof. Hélio Pedro Amaral Souto
  •  Localização: Bloco I - salas 105/108

Laboratório de Ensaios Físicos - LEF

Neste laboratório são desenvolvidos projetos de equipamentos e experimentos em ensaios de materiais com técnicas de raios X e gama, e ultra-som. É verificada também a validade de modelos simulados em computadores. Tem-se à disposição equipamentos de raios X para microtomografia, fluorescência e difração. Pesquisas em andamento: técnica de fluorescência aplicada à análise de amostras de materiais; estudo de tensometria em superfície de materiais soldados e novos materiais; visualização tridimensional de dados tomográficos; simulação de experimentos em física nuclear aplicada utilizando o método Monte Carlo. Equipamentos: Minidifratôme-tro de mesa para aplicações em análise de materiais e ensaios de tensão; Minidifratômetro portátil para aplicações no campo em ensaios de tensometria; Sistema de fluorescência de raios X para ensaio de materiais (Amptek 123 e Eclipse); sistema ARTAX 200 da Bruker.

 

  • Coordenador: Prof. Joaquim Teixeira de Assis
  • Localização: Bloco I - sala 101

Laboratório de Robótica e Automação - LaboR

São desenvolvidas projetos ligados a modelos computacionais no tratamento de dados provenientes de redes de sensores providos de mobilidade. Modelos dinâmicos envolvendo sistemas de equações diferenciais ou de diferenças, ordinárias ou parciais, e respectivos problemas inversos, utilizando também técnicas de inteligência artificial, estão envolvidos na compreensão dos problemas específicos. Um ponto recorrente são as atividades em modelagem computacional, com a utilização e proposição de algoritmos e implementações estáveis, e eficientes, a modelagem matemática e o desenvolvimento de técnicas para incorporação de dados provenientes de experimentos em modelos matemáticos. Nas redes de sensores desenvolve-se e investigam-se arquiteturas compostas por sensores estáticos e móveis autônomos. O estudo de redes de sensores sem-fio engloba as áreas de sensoriamento distribuído, computação e comunicação, modelagem matemática e resolução de problemas inversos.

 

  • Coordenador: Prof. Roberto Pinheiro Domingos
  • Localização: Bloco I - sala 314

Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia - LEMec

O LEMec é um laboratório com fins acadêmicos tanto para a formação dos alunos do curso de Engenharia Mecânica do IPRJ, quanto para o desenvolvimento de trabalhos de Pós–Graduação do Programa de Modelagem Computacional. Tem uma forte atuação na prestação de serviços às empresas dos setores Metal – Mecânico e Têxtil – Confecções da Região Centro Norte Fluminense, proporcinando uma realimentação positiva da interação Universidade – Empresa.

 

  • Coordenador: Prof. Antonio José da Silva Neto
  • Localização: Bloco II - salas 101 a 115 

Laboratório de Tecnologia de Informação - LTI

Os objetivos do LTI são: a) treinar alunos de graduação e pós-graduação em Tecnologia da Informação (TI); b) desenvolver projetos na área de TI em parceria com os laboratórios e grupos de pesquisa do IPRJ, e demais órgãos da UERJ; c) desenvolver projetos de Iniciação Científica (IC) e extensão em parceria com professores do IPRJ; d) propiciar estágio interno para os alunos dos cursos de graduação oferecidos no IPRJ; e) atender a demanda, em especial da região Centro-Norte Fluminense e seus Arranjos Produtivos Locais, por produtos e serviços de tecnologia da informação.

 

 

  • Coordenador: Prof. Francisco Duarte Moura Neto
  • Localização: Bloco I - sala 112

Laboratório de Experimentação e Simulação Numérica em Transferência de Calor e Massa - LEMA

Estudos da área de transferência de calor e massa. Formar recursos humanos, e desenvolver pesquisas e equipamentos de processos térmicos e de transferência de massa em processos biotecnológicos.

 

  • Coordenador: Prof. Antonio José da Silva Neto
  • Localização: Bloco II - salas 117 a 119

Laboratório de Tecnologias em Meio Ambiente - Latema

O Latema é um laboratório voltado para o desenvolvimento e aplicação de ferramentas computacionais na Área Ambiental, com especial ênfase na gestão de Recursos Hídricos.

 

  •  Coordenador: Prof. Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues
  •  Localização: Bloco I - sala 104

Laboratório de Fluidos e Fenômenos de Transporte - LFFT

Tem como objetivo a realização de pesquisa e extensão na área de fluidos e fenômenos de transporte, com formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, através da obtenção de dados experimentais e desenvolvimento de simuladores/modelos computacionais representativos das fenomenologias estudadas. Outras subáreas de interesse incluem: escoamento multifásico de petróleo em dutos, leito móvel simulado (SMB), fenômenos cromatográficos e engenharia de reações químicas.

 

  • Coordenador: Prof. Leôncio Diógenes Tavares Câmara
  • Localização: Bloco II - sala 112

Laboratório de Termodinâmica e Otimização - LTO

 

O Laboratório de Termodinâmica e Otimização (LTO) está voltado ao desenvolvimento de ferramentas numérico-computacionais aplicadas a estudos de equilíbrios de fases e/ou químicos, com ênfase em métodos numéricos de otimização e de solução de sistemas algébricos não-lineares. O LTO dispõe também de um equipamento para medições de equilíbrios de fases em pressões baixas e moderadas (Labodest VLE 602), com vistas à geração de massa de dados experimentais para estimação de parâmetros termodinâmicos e previsão de fenômenos de azeotropia.

 

  • Coordenador: Prof. Gustavo Mendes Platt
  • Localização: Bloco I - sala 106

Laboratório de Instrumentação em Dinâmica, Acústica e Vibrações - LIDAV

logo lidav

 

O Laboratório de Instrumentação em Dinâmica, Acústica e Vibrações (LIDAV) é um laboratório associado à rede Rio-Metrologia e atente tanto ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica como ao Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional. A atenção do LIDAV é voltada para a instrumentação, com a finalidade de oferecer suporte experimental para pesquisas em modelagem computacional e, simultaneamente, para a área de materiais. Atua tanto como laboratório de ensino como de pesquisa na área. O LIDAV dispõe de um parque de equipamentos onde constam transdutores (microfones, acelerômetros, células de carga etc), excitadores (fontes sonoras e excitadores de vibração), placas de conversão AD/DA, osciloscópios, analisadores espectrais, geradores de sinais, computadores, diversos softwares para processamento de sinais, entre diversos outros equipamentos. Conta, ainda, com um medidor de vibração sem contato, de alta pressão. O LIDAV possui ainda algumas das mais avançadas técnicas de modelagem computacional na área de Dinâmica, Acústica e Vibrações.

 

  • Coordenador: Prof. Roberto Aizik Tenenbaum
  • Localização: Bloco II - salas 108 e 110

Laboratório de Visualização e Computação Gráfica - LabVis

Laboratorio destinado à computação gráfica e visual, principalmente nas sub-áreas de visão computacional, processamento de imagens, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, sistemas multimídia de interação homem-máquina, visualização científica e geometria computacional. Concentra-se nas aplicações de reconstrução 3D a partir de imagens e análise e visualização de dados para aplicações científicas como microscopia, fotogrametria em plataformas de petróleo, análise de padrões em processos corrosivos, dissipação de calor, biofísica, bem como robótica, arqueologia e indústria de entretenimento.

 

  • Coordenador: Prof. Ricardo Fabbri
  •  Localização: Bloco I - sala 110