EMC - Histórico

O I Encontro de Modelagem Computacional (EMC) foi realizado em 1998, organizado pelo programa de pós-graduação em modelagem computacional da Universidade do Estado de Rio de Janeiro nas dependências do Instituto Politécnico da UERJ (IPRJ) na cidade de Nova Friburgo. Foi um evento local que visava proporcionar um espaço para a interação dos pesquisadores do IPRJ e de seus colaboradores ligados a outras instituições de ensino e pesquisa do país. Estes pesquisadores e seus alunos de pós-graduação fizeram apresentações orais de seus trabalhos e discutiram diversos temas de interesse.

No II EMC, realizado em 1999, sua abrangência foi ampliada, tendo sido realizados mini-cursos e palestras com a participação de pesquisadores do país e do exterior. Os pesquisadores do IPRJ, seus colaboradores, alguns pesquisadores convidados e alunos de pós-graduação fizeram apresentações orais de seus trabalhos. O II EMC foi realizado com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Centro de Estudos e Projetos do Instituto Politécnico da UERJ (CEPIP).

A partir da primeira edição o evento foi realizado anualmente, em cada nova edição aumentava o número de participantes, o número de palestrantes e a qualidade das atividades desenvolvidas. Um marco importante foi o IV EMC realizado em 2001, nesta edição pelo aumento significativo do número de participantes as atividades foram estruturadas em cinco áreas temáticas: (i) Problemas Inversos; (ii) Processamento de Sinais; (iii) Meios Porosos; (iv) Teoria de Transporte; e (v) Materiais. A partir de então, o número de áreas temáticas foi em aumento, na última edição do evento considerando os dois eventos paralelos foram doze áreas temáticas.

As primeiras edições do evento foram realizadas na cidade de Nova Friburgo, no campus da regional da UERJ ou em algum hotel das redondezas. Pela primeira vez no ano 2006 no IX EMC o evento foi realizado fora de Nova Friburgo, especificamente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nesta ocasião o evento foi organizado pelo programa de Modelagem Computacional do CEFET-MG. A realização do evento fora do estado de Rio de Janeiro marcou a maioridade da reunião e definitivamente o consolidou como um evento de caráter nacional. A partir de então houve diversas edições do evento organizadas por universidades e programas de pós-graduação do sudeste entre eles: a Universidade Federal Fluminense Campus de Volta Redonda (UFFVR) em 2008, o Instituto Militar de Engenharia (IME) de Rio de Janeiro em 2009, e a Universidade Federal de Uberlândia em 2012. No ano de 2010, devido ao grande peso dentro do evento ocupado pela área de materiais e pelo surgimento de trabalhos dessa área que não tinham como foco principal a modelagem computacional, foi incluído um novo evento paralelo o I Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECTM). A partir deste ano, foram realizados os dois encontros em conjunto, o EMC e o ECTM, mantendo um incremento constante no número de trabalhos e participantes. A última edição do evento teve lugar na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, nesta edição foram quebrados os recordes de trabalhos enviados, trabalhos apresentados, trabalhos publicados e número de participantes.