Divulgação para Comunidade do IPRJ sobre esta importante realização do Prof. Ricado Fabbri. Parabéns!

Pesquisa na Interface de Computação e Matemática (Prof. Ricardo Fabbri)

Pesquisa na interface de computação e matemática organizada pelo prof. Ricardo Fabbri, do IPRJ/UERJ, acaba ser destacada dentre a pesquisa dos 8 institutos de matemática da National Science Foundation (NSF), que inclui o antigo Institute of Advanced Studies de Princeton, onde trabalharam celebridades como Albert Einstein e Kurt Godel. Leia o destaque na íntegra: https://mathinstitutes.org/highlights/algebraic-computer-vision-advances-the-3d-reconstruction-of-curves-and-surfaces-from-multiple-views/. “O mais gratificante foi vivenciar isso tudo e ainda assinar como UERJ”, afirma prof. Fabbri. Em 2018, prof. Fabbri participou de um programa de pesquisa em Álgebra Não-Linear, no ICERM - Institute for Computational and Experimental Research in Mathematics, um novo instituto de pesquisa avançada em matemática onde liderou um grupo de 20 dos melhores pesquisadores do mundo em problemas ligados à visão computacional 3D, robótica, aprendizagem de máquina e geometria algébrica. Em 2019, os problemas de pesquisa do prof. Fabbri foram definidos como estratégicos pelo ICERM, tendo sido convidado a organizar um programa de pesquisa, chamado Algebraic Vision Research Cluster, quando pôde eleger 20 dos melhores cientistas do mundo para ajudar a resolver um problema em aberto originário de uma tese de mestrado do IPRJ. O resultado imediato foi um artigo na revista de mais alto impacto da computação, a IEEE Pattern Analysis and Machine Intelligence, com um coautor tendo recebido o famoso título de Order of the British Empire, Sir Peter Giblin. Ainda mais importante, sob o nome da UERJ publicou com mais 12 coautores na IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition, uma das 10 publicações mais importantes de toda a ciência de acordo com o Google https://scholar.google.com/citations?view_op=top_venues.